Prevenção de acidentes e explosões em indústrias químicas

SanareNoticiasComentar

A indústria química, em especial, representa um risco ainda mais elevado para os empregados. Não apenas pela hipótese de um acidente, mas igualmente porque os itens presentes nesses acidentes podem ser altamente tóxicos, corrosivos ou até explosivos.

Não é por acaso que há inúmeras determinações para proteger a integridade psicológica, física e social de quem trabalha em ambientes industriais.

Aqui, falaremos com mais detalhes sobre os riscos da indústria química mais frequentes, suas consequências e como prevenir a ocorrência destes.

A indústria química é perigosa apenas para os trabalhadores?

Os acidentes de trabalho nesse nicho têm contribuído muito para a elaboração de uma cultura voltada à prevenção a nível mundial.

Embora este post retenha o empregado como sujeito principal, é pertinente ressaltar que esta indústria, quando não fiscalizada de perto, também apresenta um grande risco para todos que a cercam. Mas o que isso significa? Que o lançamento de substâncias no seu meio pode prejudicar toda a população de uma região onde a empresa está instalada.

A questão aqui é esclarecer que as determinações de segurança vão além dos próprios funcionários.

Principais perigos encontrados na indústria química

Vamos agora nos concentrar nos profissionais e nos riscos a que estão incessantemente expostos. Esses riscos são particularmente grandes quando essas substâncias estão presentes em altas concentrações, principalmente na indústria petroquímica e nos seus derivativos, mas não para por aí:

Proximidade com matérias prejudiciais

Quando se trata da indústria química, o que primeiro que vem à mente são seus componentes altamente venenosos. Os produtos são muito diversos e cada qual possui suas particularidades e riscos únicos para o operador.

Se derramadas ou vazadas (sejam gases ou sólidos), esses componentes podem entrar em contato com a pele, ser inalada ou até mesmo engolidas, ocasionando queimaduras, irritação, problemas nas vias respiratórias, perda de visão e até o desenvolvimento de câncer.

Em ocorrências mais graves, como casos relacionados aos ácidos, uma pessoa pode ficar totalmente desfigurada ou até mesmo vir a falecer.

Incêndio e explosão

Estes são perigos particularmente proeminentes para a indústria química que manuseia pó, gás ou líquido inflamável. A mera existência dessas substâncias pode levar a uma meio explosivo, pois usualmente são componentes voláteis.

Uma mera fonte de energia como um smartphone que toca no momento errado pode desencadear um grave acidente.

Gás e líquido sob pressão igualmente são muito perigosos, pois podem desencadear ações químicas que saem do controle se não forem corretamente manuseadas.

Temperatura extrema

É usual em todas as manufaturas espaços com temperaturas elevadas, capazes de causar mal-estar térmico.

Consequentemente, é significativo compreender com que frequência os empregados estão nestes ambientes, a fim de procurar meios de reduzir seus danos.

Por exemplo, uma caldeira pode explodir. É um ambiente que requer atenção 24 horas.

Perigos e acidentes com máquinas

A indústria química está repleta de dispositivos e equipamentos que podem favorecer a ocorrência de acidentes como:

  • Corte;
  • Esmagamento;
  • Choques.

Essas ferramentas são fontes de energia estática que, em um meio com atmosfera com potencial explosivo, pode levar a causa da morte de um colaborador. Este é um perigo não visível e raramente comentado, mas é pertinente em tal espaço.

Espaço fechado e falta de oxigênio

O espaço fechado ganha destaque quando mencionamos o tema segurança do trabalho. A razão para isso é que os gases tóxicos podem acumular-se devido à inexistência de fluxo de ar ou de oxigênio, para que o colaborador possa realizar suas tarefas com total qualidade.

E além dessas ameaças há igualmente perigos ergonômicos, porque este é um lugar bem particular para todos os colaboradores.

Acidente em indústria química em Vinhedo

Na última quarta-feira, 25/01, no período da manhã, ocorreu um incêndio em uma fábrica em Vinhedo, no estado de São Paulo. Segundo dados das autoridades, pelo menos doze pessoas acabaram feridas, cinco delas com gravidade.

A primeira informação divulgada pela Defesa Civil da cidade foi que somente uma pessoa havia se ferido gravemente. Todavia, à tarde, o hospital municipal notificou que os três pacientes internados no local estavam em estado crítico.

O que levou ao incêndio ainda segue sendo investigado pela Polícia Civil. Os bombeiros, assim como profissionais de Defesa Civil e ambulâncias municipais, se deslocaram até a empresa para conter o incêndio e socorrer as vítimas.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, a brigada de incêndio da companhia agiu para conter o fogo, que já estava sob controle quando a corporação chegou ao local.

Sete veículos da corporação se envolveram no acidente. Fotos do interior da empresa mostraram uma grande concentração de espuma. O componente foi usado como ação de cautela pela própria empresa.

Como esses acidentes podem ser prevenidos?

Não há uma receita para ser seguida que possa evitar acidentes de trabalho no ramo da indústria química, a resposta aqui é precisamente a mesma para qualquer outro espaço de trabalho.

  • Estimular uma cultura de prevenção;
  • Adotar ações de prevenção de caráter coletivo;
  • Executar pesquisas de perigos ambientais e ocupacionais;
  • Prover aos empregados Equipamentos de Proteção Individual (EPI) adequados.

O passo inicial consiste em consultar a Norma Regulamentadora (NR) de número 9 e começar a implantação do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA). Estudar todos os perigos associados ao meio é um passo essencial para o desenvolvimento de uma política geral de segurança no ambiente de trabalho.

Definir os equipamentos de proteção adequados para cada perigo existente e ter marcas de confiança igualmente é um passo fundamental. A partir disso, há a possibilidade de dar início ao treinamento sobre a utilização adequada destes equipamentos conforme especificado na NR 6.

Crie uma cultura de cuidado

A cultura da prevenção, nos últimos tempos, se tornou uma fronteira entre um ambiente seguro e um potencial desastre ambiental.

Afinal, compreendemos que não adianta a companhia adotar todas as medidas de segurança demandadas e os colaboradores adotarem condutas incompatíveis com a sua própria segurança.

Essa é uma situação pouco provável, pois a indústria química geralmente depende de mão de obra altamente qualificada. No entanto, não é demais destacar a pertinência de se manter uma cultura de prevenção no ambiente de trabalho que envolva todos os profissionais.

Conte com a Sanare

Se você é responsável pela gestão de uma indústria química e precisa de auxílio para adoção das medidas corretas de segurança e saúde do trabalho, faça uma consulta com a Sanare. Nossa empresa oferece assessoria especializada. Aproveite para compartilhar o artigo nas redes sociais e siga nosso blog para mais informações!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *