Como fazer uma APR: conheça o passo a passo

SanareNovidadesComentar

Você está querendo saber como fazer uma APR? Então chegou ao lugar certo, pois aqui a Sanare vai te explicar de maneira simples e fácil qual a maneira mais adequada de fazê-la. Dada a sua importância para as atividades laborais que serão desenvolvidas por uma empresa, é de suma importância conhecer essa alternativa.

É claro que não podemos indicar uma maneira mágica de fazer a análise, pois ela segue uma orientação que tem sua importância e não pode ser deixada de lado. Mas iremos apresentar aqui a forma mais dinâmica de fazer a APR, com a máxima eficiência e sempre primando pela qualidade e segurança do trabalho. Confira agora com a nossa equipe!

 

O que é uma APR?

No entanto, antes de nos aprofundarmos no tema de “como fazer” queremos falar sobre o que é a APR e a sua importância para o bom desenvolvimento de determinadas atividades laborais.

APR é uma sigla que significa literalmente Análise Preliminar de Risco. E isso por si só já diz muita coisa. Trata-se de uma análise feita preliminarmente para diagnosticar os possíveis riscos de uma atividade. Ou seja, trata-se de um estudo que tem por finalidade identificar os riscos para trazer mais segurança a uma atividade que será desenvolvida pela empresa.

 

Obrigatoriedade x necessidade da análise

Uma pergunta muito comum é sobre a obrigatoriedade que as empresas têm de elaborar a APR. E essa resposta está intimamente ligada à atividade a ser desenvolvida, não necessariamente à empresa. Por exemplo: as atividades que envolvem maiores riscos de acidente naturalmente são as que têm a obrigação de fazer a análise. Podemos citar, por exemplo, atividades de mineração, construção civil, os realizados em espaços altos ou confinados, e outros.

No entanto, existem diversas outras atividades que não estão listadas como obrigatórias, mas que é de muito bom tom sua elaboração. Isso porque qualquer atividade desenvolvida envolve riscos, mesmo que seja em baixa complexidade e ocorrência. Nesse caso entendemos ser necessário fazer a APR, embora não exista obrigatoriedade.

 

Passo a passo para fazer uma APR

Para fazer a APR existem alguns passos necessários para a boa elaboração da análise. Vale ressaltar que é recomendado que esse documento seja feito por um engenheiro ou técnico de segurança. Confira!

 

1 – Análise do local e entrevistas

O primeiro passo é conhecer o local onde será executada a atividade e em seguida proceder às entrevistas com alguns agentes operadores. Nesse caso é interessante conversar com encarregados, supervisores e colaboradores para conhecer a fundo como se dará a execução do mesmo. Nessas entrevistas é interessante se aprofundar em questões importantes que detalhem quais atividades serão de fato desenvolvidas naquele espaço.

 

2 – Planejamento de APR

Em seguida você deverá fazer o planejamento. Para isso, deve anotar as etapas do trabalho desde o início até o fim. Seja criterioso e detalhista para que fique bem claro o que deverá ser feito, de que maneira irá fazer e como os objetivos traçados serão alcançados. Com base nisso já lhe será possível elaborar corretamente a APR, já que os principais pontos do trabalho já terão sido mapeados.

 

3 – Riscos, consequências e aprovação

O próximo passo é se debruçar sobre cada etapa do projeto e analisar os riscos e consequências de cada uma delas. Você já sabe o que deve ser feito e de que maneira deve fazer. Mas precisa estar a par dos riscos e das consequências para estar preparado caso algo venha a acontecer.

Para a aprovação, que virá logo em seguida, é interessante conversar com os supervisores e encarregados para que eles ajudem a analisar a APR e diagnosticar possíveis falhas. Isso porque para o sucesso do projeto ela deverá estar bem preparada desde o início.

 

4 – Apresentação do projeto aos colaboradores

Finalizada e aprovada a APR é preciso garantir que os colaboradores tenham conhecimento do projeto. Afinal, eles são os principais interessados, pois são a força de trabalho. Via de regra são as ações deles que irão desencadear a necessidade de acionamento das medidas previstas no plano. E paralelo a isso também é importante que os colaboradores sejam informados sobre as medidas de segurança para que os riscos sejam minimizados.

 

SST no ambiente de trabalho

Ao falar sobre as medidas de segurança para minimização de riscos estamos nos referindo diretamente à SST no ambiente de trabalho. Trata-se das investidas em saúde e segurança no trabalho que norteiam as ações que visam a manutenção da saúde dos colaboradores enquanto executam as atividades propostas pela empresa.

Nesse sentido é sempre importante salientar que a SST se refere ao colaborador em sentido amplo, abarcando todos os sentidos físicos e psicológicos. Ou seja, a APR também deve prever eventos que possam causar prejuízo psicológico aos colaboradores. Em termos gerais, trata-se de construir um projeto que vise o bem-estar físico e psicológico dos colaboradores.

 

Os objetivos a serem alcançados

Em primeiro lugar a ideia é cumprir uma determinação legal. As atividades que obrigatoriamente devem elaborar a APR devem ser feitas por imposição de lei. Já as atividades que não têm obrigação de elaborá-lo podem fazer por reconhecer tal necessidade. E onde existe a obrigatoriedade também se espera que exista a consciência de que essa atividade é uma burocracia necessária.

Há também a necessidade de a empresa executora se resguardar de possíveis problemas futuramente. Isso porque na falta de uma APR qualquer acidente ocorrido tende a ser punido com maior rigor. Digamos, portanto, que a empresa cria um mecanismo de defesa previamente, caso algo venha a acontecer.

Mas jamais podemos perder de vista que o grande objetivo a ser alcançado é o bem-estar do colaborador. Isso porque a segurança deste no desenvolvimento das suas atividades é de extrema importância. E ao ter essa clareza a empresa deve então reconhecer que a APR é uma excelente alternativa, seja ela obrigatória ou não.

 

Concluindo

Aqui você conheceu os passos para elaborar a APR de maneira bastante simplificada, mas mantendo um padrão de registro e a qualidade do serviço. Colocando em prática esses ditames certamente não haverá erro.

Gostou e quer saber mais? Então não deixe de acompanhar as atualizações da Sanare, onde sempre há ótimas dicas sobre Saúde Coletiva e Políticas Públicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *