Conheça o AET (Análise Ergonômica do Trabalho)

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Passar o dia todo sentado no trabalho pode levar o indivíduo a se manter em uma postura inadequada. Assim como erguer carga de maneira incorreta pode acabar comprometendo a saúde do seu colaborador. Essas são apenas alguns dos cenários que podem levar a danos à saúde dos colaboradores em seu ambiente laboral. Para evitá-las a partir de ações preventivas é que existe a Análise Ergonômica do Trabalho, ou AET.

A AET tem o objetivo de implantar medidas que preservem a saúde dos trabalhadores e evite doenças laborativas.

Empenhar-se na saúde e no igualmente no bem-estar dos seus colaboradores deve ser uma das mais importantes premissas da empresa. E vale destacar que ambos os fatores interferem sistematicamente no desempenho produtivo de cada colaborador, levando a redução de excessos com saúde e segurança do trabalho.

A ergonomia consiste em uma área de abordagem que visa reduzir os acidentes de trabalho, assim como afastamentos e a melhoria geral das condições de trabalho. A partir disso, a Análise Ergonômica do Trabalho, ou apenas AET contribui substancialmente para a saúde, bem-estar e segurança dos colaboradores no exercício de suas atividades laborativas.

Sabendo disso, aqui explicaremos tudo o que você precisa saber com a AET e a sua importância.

Análise Ergonômica do Trabalho, o que é?

A Análise Ergonômica do Trabalho, ou AET, consiste em técnicas que visam identificar possíveis inconsistências na relação do indivíduo com seu mecanismo de trabalho ou ambiente laboral com o intuito de corrigi-los, tornando a relação o menos nociva possível à saúde do trabalhador.

A sua regência está sob a Norma Regulamentadora de nº 17, que traz determinações sobre a ergonomia do trabalho.

A ergonomia do trabalho, consiste por sua vez em um conjunto de disciplinas voltadas a organização do trabalho e a relação do indivíduo com as máquinas, assim como os equipamentos necessários para o seu trabalho. O objetivo é promover mais conforto e também segurança.

A partir da AET se identifica, ameniza ou atenua os riscos classificados como ergonômicos que podem desencadear doenças de trabalho que a médio e longo prazo podem prejudicar a saúde do trabalhador.

Para a sua elaboração, o profissional de segurança do trabalho deve empenhar-se no que seria a análise do trabalho. Sendo essa uma análise minuciosa do ambiente de trabalho e dos instrumentos também, assim como da relação estabelecida com o trabalhador no exercício laboral. Essa análise permite que melhorias e métodos de prevenção sejam adotados de modo a eliminar ou atenuar os riscos ergonômicos possíveis.

Como funciona?

A atividade laboral de um trabalhador pode envolver, por exemplo, o levantamento de cargas, esforço físico de média ou alta intensidade, assim como passar muito tempo em uma única posição. Todas essas atividades podem desencadear fadiga ou sobrecarga física.

A AET é um instrumento da Segurança e Saúde no Trabalho, SST, que visa realizar uma ampla análise de modo complementar com o objetivo de melhorar as condições de trabalho oferecidas. Sua elaboração é feita por meio do ergonomista ou de um profissional igualmente competente na área.

O documento deve apresentar as condições propícias da descrição da atividade realizada e propor melhorias. Na prática, consiste em uma visão de um problema identificado ou demanda levantada pelos profissionais de SST. Seu processo se inicia a partir da rigorosa avaliação do trabalho laboral executado, assim como das atividades envolvidas em campo.

A AET é uma análise e avaliação das condições do espaço de trabalho, das atividades desempenhadas e da forma de se trabalhar.

Vale destacar que da mesma forma devem ser considerados os riscos psicossociais tal como suas reverberações, como, a exemplo, o estresse, o cansaço mental e/ou a sobrecarga, tal como possíveis outros problemas decorrentes das atividades de trabalho realizadas.

Seu principal intuito é garantir que as condições de trabalho estejam psicofisiologicamente adequadas aos trabalhadores que estão a realizá-lo.

Qual é a diferença entre AET e laudo ergonômico?

Ambos são documentos diferentes exigidos em situações díspares. Todavia, é comum que haja uma confusão quanto ao termo Laudo Ergonômico e a Análise Ergonômica do Trabalho.

O laudo ergonômico classifica-se como um documento de caráter pericial, que pode ser solicitado por um juiz, por exemplo, para avaliar as condições nas quais um determinado colaborador exercia suas atividades.

A AET, entretanto, consiste em um procedimento obrigatório, realizado sob a NR17. Tal documento deve ser mantido atualizado, de conhecimento do trabalhador e utilizado em treinamentos e na adoção de medidas preventivas.

Quem pode elaborar a AET?

A Norma Regulamentadora de nº 17, voltada às questões de ergonomia, não traz quem deve elaborar e igualmente assinar a AET, o que acaba sempre gerando muitas dúvidas e discussões a respeito.

O que sabemos é que a sua elaboração e a análise impactam diretamente a saúde dos trabalhadores em seu ambiente de trabalho, dessa forma, o documento deve ser elaborado por profissionais adequados e competentes. E como todo e qualquer documento na área de saúde e segurança do trabalho, é fundamental proficiência para elaboração e assinatura da AET.

Dentre os profissionais que podem produzir e também assinar a AET é possível destacar médicos e enfermeiros do trabalho habilitados na área de ergonomia, educadores físicos igualmente certificados em ergonomia, assim como fisioterapeutas e engenheiros com formação específica em segurança do trabalho, ambos com habilitação em ergonomia.

Quais os benefícios de se realizar a AET?

Como você pode ter percebido a essa altura, a Análise Ergonômica do Trabalho traz uma visão ampla de todas as atividades laborais de sua empresa, de modo a sugerir melhorias para cada possível problema identificado.

A sua realização afeta de modo direto a satisfação dos trabalhadores em seu ambiente laboral e isso contribui para reduzir a rotatividade e o absenteísmo.

Além disso, vale destacar que a realização da AET contribui para aumentar a produtividade da organização e o melhor desempenho de cada colaborador.

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Somos uma empresa que presta serviços de assessoria em Segurança e Saúde no Trabalho às empresas e também temos o Dr. Sanare, uma clínica de especialidades médicas e exames complementares.

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