Classificação dos riscos ocupacionais: O que é e principais tipos?

SanareNoticiasComentar

A categorização dos perigos profissionais assegura-lhe gerir eficazmente as ameaças no ambiente de trabalho.

Assim, é uma táctica para proteção da integridade física e do bem-estar dos trabalhadores, prevenindo acidentes e doenças laborais.

Consequentemente, a pertinência de se familiarizar com este tópico não é somente de interesse dos profissionais da área de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) mas igualmente de gerentes e os próprios funcionários das empresas.

Neste post explicamos mais sobre o tema, com apresentações sobre como os riscos são divididos na legislação trabalhista brasileira e os exemplos mais importantes.

No que consiste a categorização de risco ocupacional?

A categorização dos perigos laborais é uma classificação com base na semelhança destas ameaças.

A exemplo, agentes biológicos causam ameaças biológicas, a ponto que qualquer forma de energia pode desencadear perigo físico.

Lembre-se que o perigo laboral não é estabelecido somente pelos agentes, mas por uma mistura da probabilidade de trauma ou problemas de saúde e a sua gravidade.

Isso significa que o risco só existe se subsistir a exposição laboral a uma substância prejudicial. Ou seja, a exposição do trabalhador a um elemento nocivo ou prejudicial a sua saúde.

Quer entender isso rapidamente?

O fato de termos eletricidade em um determinado local por si só, não indica que os colaboradores estão propensos a esta ameaça física.

Todavia, se um cabo de alimentação for exposto próximo a uma estação de trabalho, haverá ameaça.

Claro que, nesse exemplo, uma operação básica de reparo é suficiente para erradicar a fonte de perigo, afastando os funcionários da corrente elétrica.

As pessoas que trabalham em instalações elétricas e prestam serviços elétricos devem adotar ações especiais para prevenir ocorrências conforme a Norma Regulamentadora de número 10.

Classificando os riscos ocupacionais: conheça os tipos

Há vários critérios para rotular os perigos laborais.

As mais populares são as Normas Regulamentadoras, normas legais de medicina do trabalho e segurança, que estão associadas à CLT.

A mais recente atualização da NR-01 perpassa cinco perigos laborais que devem estar presentes em um Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR).

É a documentação na qual estão reportadas as fontes de perigo, sua identificação, seu reconhecimento, sua análise e as ações de controle adotadas pela companhia.

Abaixo você confere detalhadamente cada uma das cinco categorizações de risco ocupacional.

1. Risco Físico

Consiste em um dos três modelos de perigos do ambiente que, como o nome indica, estão correlacionados com o ambiente laboral.

Os perigos físicos resultam da exposição a vários modos de energia, tais como:

Ruídos: sons que podem lesionar a audição, sendo causados ​​por vibrações decorrentes de oscilações

Frio: atividades em clima frio aumentam a possibilidade de congelamento, patologias do sistema respiratório e danos à pele

Calor: estar exposto a elevadas temperaturas poderá causar erupções cutâneas, desidratação, queimaduras e outros problemas.

Vibração: traumas na coluna e nas articulações figuram entre as lesões mais observadas pela vibração.

Radiação ionizante e não ionizante: solta compostos capazes de causar perturbação a diversas funções corporais, como os raios-X (radiação ionizante).

Lembre-se que essa exposição acontece durante toda a jornada de trabalho.

2. Perigos químicos

O manuseio de compostos que podem levar a uma sequência de danos à saúde, desde alergias até doenças severas, como o câncer.

Isso sem mencionar os acidentes industriais, como derramamentos, explosões, e incêndios que são imediatamente fatais devido ao impacto ou a ato de inalar compostos perigosos.

Alguns produtos químicos são tóxicos, corrosivos, inflamáveis, irritantes para os olhos ou sistema respiratório, cancerígenos ou prejudiciais ao sistema nervoso.

Os mais conhecidos incluem benzeno, amianto, dióxido de silício, dióxido de carbono e mercúrio.

3. Riscos biológicos

Estes acontecem como resultado da exposição a compostos patogênicos, incluindo principalmente:

  • Vírus
  • Bactéria
  • Fungo
  • E protozoário

4. Risco Ergonômico

Os perigos ergonômicos têm um impacto negativo nas particularidades psicológicas e também fisiológicas dos trabalhadores.

Veja a listagem de ameaças ergonômicas:

  • Excesso de trabalho
  • Postura incorreta
  • Excedente de força
  • Estabelecimento de uma rotina de trabalho exaustiva.
  • Metas impossíveis
  • Assédio moral, sexual ou bullying
  • Monotonia
  • Tarefa recorrente
  • Estresse
  • Elevação de peso
  • Trabalho a noite.

 

A depender da intensidade e duração da exposição, o trabalhador pode desencadear DORT ou LER além de patologias como depressão e burnout.

5. Riscos acidentais

Igualmente reconhecidos como perigos mecânicos. As ameaças de acidentes decorrem de situações e equipamentos inaptos no local de trabalho.

Nestes casos, há o risco de ferimentos mais ou menos graves que ameacem a integridade ou mesmo a vida dos colaboradores.

Máquinas e aparatos desprotegidos, a guarda de mercadorias perigosas sem as recomendações devidas e a pouca ou inexistente indicação de segurança são exemplos das condições que contribuem para os acidentes de trabalho.

Por que é importante conhecer os riscos ocupacionais da sua empresa?

Ter pleno conhecimento dos riscos ocupacionais presentes na sua empresa e os quais os seus colaboradores estão expostos permite que sejam traçadas iniciativas que permitam a adequada proteção e bem-estar de todos os trabalhadores.

Somente a partir da correta identificação dos riscos ocupacionais presentes no ambiente de trabalho é que se torna possível a adoção de medidas eficientes para a sua prevenção. Da mesma forma, é a partir da identificação dos riscos ocupacionais que você poderá determinar os Equipamentos de Proteção Individuais, EPI ‘s que serão necessários para garantir a saúde e a segurança, bem como o bem-estar e a integridade física do seu time de colaboradores.

Não sabe por onde começar? Nós da Sanare podemos te ajudar. Afinal, como você deve ter percebido a essa altura, é responsabilidade do empregador a segurança de seu time.

Nós da Sanare podemos te ajudar

Garantir a saúde e a integridade do seu colaborador é uma obrigação da sua empresa, sendo sua responsabilidade o atendimento a todas as normas pertinentes à atividade realizada.

Se você precisa de ajuda quanto às questões de segurança do trabalho na sua empresa e a adequada seleção dos equipamentos de proteção faça uma consulta à Sanare. Nossa empresa oferece assessoria especializada para diferentes segmentos, confira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *