Auditoria de Segurança do Trabalho

SanareNoticiasComentar

A auditoria de Segurança do Trabalho impede que a empresa seja penalizada

A Segurança do Trabalho é um tema fundamental e visa a manutenção do bem-estar de todos os colaboradores no ambiente de trabalho. A auditoria de segurança do trabalho consiste na averiguação da empresa quanto ao atendimento das disposições legais impostas pelo Ministério do Trabalho e Previdência.

O intuito da auditoria é a proteção e a segurança da saúde dos trabalhadores no pleno exercício de suas atividades laborais tendo vista para as determinações do ministério.

As empresas que eventualmente descumprirem as determinações legais impostas estão passíveis de sanções penais diversas. Por isso, poder contar com uma equipe responsável pela auditoria é fundamental, uma vez que esta estará responsável por realizar o enquadramento da empresa nas determinações impostas.

Qual a sua importância?

O tema Segurança do Trabalhador é um tema caro para as empresas brasileiras tendo vistas para o alto número de acidentes de trabalho. Nesse sentido, a auditoria em Segurança do Trabalho se mostra extremamente importante.

A segurança e igualmente o bem-estar de todos os colaboradores devem estar em uma das principais preocupações das empresas. Isso porque pessoas que eventualmente se acidentam ou adoecem não produzem, ou não produzem tão bem quanto produziram se estivessem bem. Colaboradores doentes geram prejuízos para todos os envolvidos na relação de trabalho.

A partir dessa perspectiva, a auditoria em Segurança do Trabalho ganha uma importância ainda maior. É por meio dela que se analisa todas as ações e interações realizadas no interior da empresa para determinar se estão em conformidade com as determinações legais específicas. Para determinar isso se pauta nas normas estabelecidas e nas legislações vigentes.

Com isso há a identificação de inúmeros erros na cultura da empresa e também problemas que somados podem colocar muitos colaboradores em risco com diferentes graus de intensidade. Esses riscos identificados podem aumentar as chances de risco de acidentes e do desenvolvimento de doenças ocupacionais.

Essa consiste em uma das importâncias da auditoria, a identificação desses erros e problemas que podem comprometer a saúde do trabalhador.

Mas a auditoria não serve unicamente para identificar esses problemas, mas para a construção de um ambiente de trabalho seguro e saudável para o trabalhador no qual este não estará exposto a riscos passíveis de prevenção.

Com a resolução dos problemas identificados se cria um ambiente de trabalho mais seguro, se reduz o número de acidentes e de colaboradores doentes, se diminui os afastamentos e a rotatividade. A longo prazo se aumenta o lucro com a redução dos gastos com despesas médicas.

O que se avalia com a auditoria em Segurança do Trabalho?

A avaliação feita pela auditoria em Segurança do Trabalho é bem ampla e avalia diferentes frentes da atividade empresarial para somente posteriormente emitir o seu relatório sobre o que encontrou. Dentre as frentes avaliadas, se destaca:

Riscos

O auditor analisa todas as atividades que são realizadas pelos colaboradores da empresa e qual o nível de risco o qual estão expostos na realização de tal atividade. Esse consiste em um dos parâmetros mensurados na auditoria. Também analisa as medidas de segurança que já estão sendo adotadas para a proteção dos colaboradores e igualmente as que devem estar em prática.

Ambiente

Muitos riscos de trabalho passam despercebidos porque estão diretamente relacionados ao ambiente de trabalho que não é analisado. Com a auditoria o ambiente de trabalho é analisado pelo auditor que verifica toda a infraestrutura do ambiente, suas instalações hidráulicas e elétricas também.

Pontos de ventilação, exposição ao calor, poeira e correlatos igualmente são observados e relatados. A ergonomia do ambiente de trabalho está sob avaliação nesse parâmetro.

Política interna

A política interna da empresa é importantíssima e revela muito da cultura organizacional adotada. A partir da política interna se avalia a importância que gestores e líderes dão para todos os colaboradores e isso denota como podem agir em diferentes situações e qual a decisão tomada.

Nesse sentido é possível destacar, por exemplo, a periodicidade de realização da manutenção das máquinas e do prédio, por exemplo.

Tipos de auditoria em Segurança do Trabalho

É preciso destacar que há três tipos diferentes de auditoria que podem ser realizados a depender sobretudo do objetivo da empresa. Uma delas consiste na auditoria interna. A auditoria interna tem a realização sob responsabilidade da própria empresa e visa identificar possíveis erros nos processos gerenciais e corrigi-los.

A segunda consiste na auditoria de segunda parte. Essa auditoria pode ter a realização feita por um prestador de serviço e dentre outras coisas pode analisar, por exemplo, erros no cumprimento das normas de segurança estabelecidas.

A terceira auditoria é a auditoria externa e consiste em uma auditoria realizada por uma empresa externa, terceirizada e tem o intuito de certificar a empresa, emitir laudo e correlatos.

Vale a pena investir em auditoria?

Investir na realização da auditoria garante que a empresa estará seguindo as determinações legais para sua atuação. Além das determinações legais, seguindo as recomendações técnicas e normas vigentes. Igualmente denota que a empresa segue as melhores práticas do mercado e está efetivamente preocupada com a saúde, segurança e o bem-estar de seus colaboradores.

Com um cronograma de realização de auditorias regulares a empresa garante que estará em conformidade com as determinações também de órgãos reguladores. E mais do que o cuidado com o trabalhador, que é fundamental, a empresa se resguarda de eventuais sanções penais e multas aplicáveis.

Por parte do trabalhador, o mesmo se sentirá valorizado em um ambiente de trabalho mais saudável e seguro. Ele se sentirá mais engajado com o trabalho, o que reflete positivamente em toda a cultura organizacional.

Conheça a Sanare! 

Somos uma empresa que presta serviços de Assessoria em Segurança e Saúde no Trabalho às empresas e também temos o Dr Sanare, uma Clínica de Especialidades Médicas e Exames Complementares. Aproveite para acessar o site e conhecer nossos serviços!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *