O que é a SIPAT e a sua importância

SanareNoticiasComentar

Eventualmente uma SIPAT  é organizada nas empresas. Qual a importância deste evento? Ele é obrigatório? Quando deve acontecer e quem organiza? Estas são algumas das perguntas que serão respondidas neste artigo. Se você quer entender mais como funciona e como ele deve ser organizado, acompanhe.

O que é a SIPAT?

SIPAT é uma sigla que corresponde a Semana Interna de Prevenção a Acidentes no Trabalho. Trata-se de um evento organizado pela CIPA, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, de cada empresa. 

Este evento é organizado por representantes tanto do empregador, quanto dos funcionários daquela instituição, entre as atividades estão, treinamentos e palestras com assuntos muito relevantes à segurança e saúde no trabalho.

Quais são os principais objetivos da SIPAT?

O principal objetivo da SIPAT é alertar aos funcionários sobre possíveis acidentes e também doenças relacionadas ao trabalho. Assim, os organizadores devem fazer um levantamento junto com a empresa sobre quais os tipos de acidentes ocorreram, quais os maiores motivos de atestados médicos e afastamentos. E com base nisso, trazer para o evento, informações para os funcionários sobre como evitar tais situações.

Além de cuidados no ambiente de trabalho, algumas doenças podem ser relacionadas ao estilo de vida do funcionário, mesmo quando não está em serviço. Desta forma a SIPAT também pode abordar temas relacionados a hábitos saudáveis fora do ambiente de trabalho.

Neste momento também pode ser interessante o debate para melhorias das condições de trabalho, principalmente com a intenção de reduzir ao máximo o número de acidentes no trabalho e também engajar os funcionários, incentivando o vínculo amistoso entre os colaboradores.

Quem deve organizar uma SIPAT?

A SIPAT deve ser organizada pela CIPA, portanto todas as empresas que possuem esta comissão devem organizar este evento. Os membros da CIPA devem se programar com antecedência a Semana Interna de Prevenção a Acidentes no Trabalho, buscando informações na empresa, com levantamentos sobre temas que precisam ser abordados.

Depois devem procurar também na sociedade temas em alta, relacionados à saúde dentro e fora do ambiente de trabalho, como, por exemplo, a Síndrome de Burnout, o que é e como evitar?

Por fim, buscar profissionais especialistas nos temas escolhidos para trazer informações relevantes aos funcionários através de palestras, treinamentos e dinâmicas.

Quando é realizada a SIPAT?

Obrigatoriamente para empresas que possuem mais de 20 funcionários, a SIPAT deve ser realizada anualmente, entretanto não existe uma data específica para ser realizada o evento, desta forma cada empresa pode escolher um período do ano com menos demanda de serviço, conforme as atividades da empresa..

Qual a carga horária da SIPAT?

Como o nome já diz, a SIPAT deve acontecer em um período de uma semana, com uma carga horária mínima de 20 horas, distribuídos em no máximo 8h ao dia, as atividades da SIPAT devem acontecer durante o período de trabalho do funcionário e contemplar todos os turnos da empresa.

Assim os membros da CIPA podem se organizar da melhor forma possível, por exemplo, dividindo em períodos de 2h a 3h por dia e repetindo as palestras e treinamentos para os demais turnos.

Se necessário, para que a produção não fique parada, por exemplo. As equipes podem ser divididas.

Enquanto uma participa, a outra trabalha, invertendo depois. Como, por exemplo, metade da equipe assiste uma palestra antes do intervalo para refeição, enquanto a outra segue com as atividades, e depois do intervalo as equipes são alternadas.

Qual a NR que fala da SIPAT?

Segundo a NR 5, é obrigatório a realização de uma SIPAT anualmente, está previsto em Lei pela Portaria 3.214, por isso além de outras funções da CIPA, esta deve ser uma de suas maiores preocupações. No entanto, apesar de obrigatório, o evento traz muitos benefícios tanto para a empresa quanto para os funcionários.

Qual a importância da SIPAT?

Para as empresas existem várias razões para a organização da SIPAT, sendo o principal a obrigatoriedade, mas, além disso, este é o momento de conscientizar os colaboradores a se prevenir de acidentes e doenças no trabalho.

Supondo que um certo tipo de acidente costuma acontecer e poderia ser evitado se utilizado algum método, por exemplo. Esta é hora perfeita para explicar aos colaboradores que o método em questão deva ser utilizado.

Exemplos de temas importantes

Da mesma forma, talvez a prática de exercícios físicos podem influenciar para evitar doenças ergonômicas, assim um profissional da área de saúde, como, por exemplo, um fisioterapeuta pode esclarecer este assunto em uma palestra ministrada durante a SIPAT.

Este é somente um exemplo, pois deve ser pensado conforme a realidade de cada empresa. Mas neste exemplo, o índice de afastamentos e atestados diminuiria consideravelmente.

Por outro lado, o funcionário também se beneficia durante uma SIPAT, aprendendo como cuidar da sua segurança no trabalho e saúde.

Qual o papel do RH na SIPAT?

Embora a organização da SIPAT seja realizada pelos membros da CIPA, é de interesse do RH a sua realização, pois visa melhorar as condições de trabalho e qualidade de vida dos seus colaboradores.

Assim, os profissionais da área de Recursos Humanos devem colaborar com o evento, informando a CIPA quais os casos de acidentes de trabalho, maiores motivos de atestados e afastamentos e sugerindo temas a serem abordados na SIPAT, pois podem ser do interesse de todos.

Temas que devem ser abordados na SIPAT

Alguns temas devem ser abordados em uma SIPAT, confira alguns bem relevantes:

  • Uso de EPIs;
  • Práticas de Segurança no trabalho;
  • Prevenção e Combate a incêndio;
  • Hábitos Saudáveis;
  • Prevenção de doenças (relacionadas ou não ao trabalho);
  • Como evitar o estress;
  • Como evitar conflitos simples com os demais colaboradores;
  • Alcoolismo, tabagismo e uso de drogas e medicamentos sem prescrição médica;
  • E qualquer assunto relacionado a saúde, qualidade de vida, e segurança no trabalho.

Como motivar os funcionários a participarem

Como já vimos, a SIPAT é importante tanto para a empresa como para os funcionários, mas nem todos os colaboradores estão cientes disso; por isso, é interessante incentivar a participação com convidados especiais, como, por exemplo, um palestrante mais conhecido na região.

O uso de brindes aos participantes também pode ser utilizado apenas para motivar a participação, podem ser uma lembrancinha a todos que participarem, ou sorteio de prêmios.

SIPAT é um evento anual que deve acontecer em todas as empresas com mais de 20 funcionários. Ou seja, que possuem uma CIPA, este evento dura uma semana, é organizado por esta comissão, trata-se de um momento muito importante para as empresas e funcionários, pois os colaboradores aprendem a terem mais segurança no trabalho e qualidade de vida, diminuindo os índices de absenteísmo das empresas.

Se a CIPA precisar de ajuda na elaboração da SIPAT, deve consultar empresas especialistas no assunto como a Sanare, consultora que presta serviços de Assessoria e Segurança no Trabalho. Você pode contar com profissionais da área de saúde especializados em segurança no trabalho. Conheça também a Dr Sanare, clínica de especialidades e exames.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *