Conheça as 7 principais normas de Segurança no Trabalho

SanareNoticiasComentar

Todos os trabalhadores devem conhecer  as normas de segurança no trabalho para sua própria proteção, esse conhecimento não precisa ser profundo, mas ter uma boa noção, a fim de entender como se proteger e quais as obrigações e deveres a serem cobrados da empresa contratante 

No entanto,  por parte da empresa e seus líderes responsáveis esse conhecimento é fundamental por muitas razões.

A principal razão para uma empresa estar atenta NR é para não deixar de cumprir algo e consequentemente ser penalizada, como, por exemplo, pagamento de multas. Isso pode acontecer porque existem órgãos competentes dedicados à função de fiscalizar, como veremos nos próximos tópicos, além disso, cuidar da segurança e saúde de seus colaboradores deve ser um princípio.

Uma empresa que zela pelos seus funcionários têm menos índices de afastamentos, atestados e rotatividade de pessoal, além do que funcionários mais saudáveis e com mais qualidade de vida trabalham e produzem melhor. Assim esta preocupação deveria ir além de normas regulamentadoras.

Mas de qualquer forma, as normas existem e abaixo você confere as 7 principais que explicam como a NR é regulamentada, os programas e comissões obrigatórios e os como é tratado assuntos delicados ao trabalhador, como insalubridades, perigos imediatos e  riscos ergonômicos. Confira.

NR 1  

NR 1 é que serve como base para as demais NR, é um documento emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego, e possui as disposições gerais que regulamentam a saúde e segurança no trabalho.

Esta norma funciona como base para as demais, desta forma se eventualmente algum assunto relacionado à saúde e segurança no trabalho não houver uma regulamentação específica, recorre-se a NR 1.

Também explica que todas as empresas são obrigadas a cumprirem todas as normas, e não somente elas como também as entidades e os trabalhadores avulsos. Sendo estas organizações fiscalizadas pela Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho e Delegacia Regional do Trabalho.

Algo que deve ser levado a sério dispostos nas normas de segurança do trabalho é a disponibilização de uma Ordem de Serviço pelo empregador a todos os seus colaboradores. Este  documento relata todas atividades a serem desempenhadas pelo funcionário, ele deve ser preenchido na contratação e nas alterações de funções. 

Resumidamente a NR 1, deixa claro o básico necessário para manter a saúde e segurança do trabalho aos quais o empregador precisa se enquadrar.

NR 5

NR 5 foi criada para tratar dos assuntos da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, estabelecendo os princípios de segurança no trabalho. Nela as condições de trabalho são padronizadas conforme a CIPA. Promovendo a maior segurança a todos os funcionários.

Esta Comissão deve ser criada com o intuito de fiscalizar e discutir melhores condições ao ambiente e segurança no trabalho, incluindo higiene, prevenção de doenças, evitando insalubridades, com a intenção de oferecer proteção aos colaboradores. 

Também cabe a esta Comissão (CIPA) investigar acidentes e propor soluções. Anualmente deve ser realizada a SIPAT, Semana Interna de Prevenção a Acidentes no Trabalho, que alerta tanto funcionários como a empresa sobre medidas de segurança e riscos.

A CIPA tem representantes da empresa, dos funcionários e do Sindicato responsável, a fim de prevenir qualquer tipo de doença ou acidente no trabalho.

NR 6

O uso de Equipamentos de Proteção Individual, EPI, é obrigatória pelos funcionários, quando necessário. Sendo a NR 6 que regulamenta este uso para proteger os colaboradores, assim as empresas devem fornecer os equipamentos que além de protegerem devem ser confortáveis.

O uso destes equipamentos previne tanto acidentes do trabalho, como doenças ocupacionais. Esta norma também regulamenta os artigos 166 e 167 da CLT, Consolidação das Leis do Trabalho.

NR 7

Para garantir a saúde dos funcionários foi criada a NR 7, que determina que o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, PCMSO, seja obrigatoriamente empregado por todas as empresas.

O PCMSO obriga as empresas a disponibilizarem exames médicos aos seus funcionários, são eles, admissional, demissional, periódicos, de retorno ao trabalho e alteração de função. Assim o Programa garante mais saúde ao ambiente de trabalho.

Um ambiente de trabalho mais saudável diminui, afastamentos por doenças, traz mais qualidade de vida ao trabalhador e mais produtividade para a empresa com funcionários com mais saúde.

NR 15

Algumas atividades podem expor o trabalhador a insalubridades e a NR 15, foi criada para proteger os profissionais. Assim determina os limites aceitáveis desta exposição, tal como pagamentos de adicionais pelo empregador ao funcionário.

São consideradas insalubridades, atividades de risco a saúde, segundo o Ministério do Trabalho elas podem ser:

Exposição a ruído contínuo e/ou intermitente, ruído de impacto, umidade em excesso, frio, calor, agentes químicos, agentes biológicos ou contaminantes, ar comprimido, radiação, poeira mineral e vibrações.

Adicionais por insalubridade também devem ser pagas ao trabalhador conforme o risco, em casos de grau máximo 40% do salário deve ser pago a mais, já em grau médio 20% do salário  e em grau leve 10%. 

Sendo o ideal eliminar a exposição ao risco do trabalhador e assim não precisar pagar os adicionais aos funcionários.

NR 16

Assim como existem as atividades insalubres, que oferecem riscos à saúde, também temos as perigosas, que oferecem riscos imediatos à vida. Desta forma a NR 16 visa proteger estes segundos trabalhadores.

Atividades perigosas consideradas pelo Ministério do Trabalho previstas e regulamentadas pela NR 16 são, com explosivos, com inflamáveis, com substâncias radioativas, com energia elétrica e com motocicletas.

Aos trabalhadores expostos a estas atividades perigosas, o empregador deve pagar a mais ao funcionário um adicional de periculosidade de 30% do salário.

NR 17

NR 17 regulamenta a ergonomia no trabalho, que seriam os riscos à saúde devido à posição ou repetição dos movimentos, por exemplo. Característica psicofisiológica, assim são criados parâmetros para evitar doenças relacionadas ao trabalho.

Segundo a norma, o empregador precisa realizar uma análise ergonômica do trabalho, AET, a fim de descobrir os riscos a esta exposição do funcionário na atividade, bem como oferecer melhores condições.

Entre os exemplos de riscos ergonômicos estão: turnos inteiros na posição em pé, esforços repetitivos, LER, e levantamentos de carga.

Para complementar a NR 17, existem também 2 anexos, um referente atendentes de check out e outro ao teleatendimento.

Além desta 7 NR, existem outras e todas com a finalidade de proteger o trabalhador de riscos de todos os tipos, como a vida, saúde e qualidade de vida, podendo oferecer o máximo de conforto e segurança no trabalho dentro do possível.

Conheça a Sanare!

Somos uma empresa que presta serviços de assessoria em Segurança e Saúde no Trabalho às empresas e também temos o Dr. Sanare, uma clínica de especialidades médicas e exames complementares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *