Benefícios do eSocial para sua empresa

SanareNoticiasComentar

Benefícios do eSocial perpassam empregadores e chegam aos trabalhadores; facilidade para a consulta de informações trabalhistas é destaque

No ano de 2021 muitas foram as mudanças na área de saúde e segurança do trabalho que exigiram do trabalhador preparação. Então é normal que existam dúvidas dos benefícios do eSocial à sua empresa; como o sistema funcionará e correlatos.

Um dos principais impactos que devem ser percebidos é quanto a unificação dos dados do eSocial. No curto e médio prazo isso resultará em menos documentos, reduzindo a papelada e igualmente permitirá maior integração com o SST bem como outras áreas de gestão e recursos humanos da empresa.

Esses são apenas alguns dos benefícios iniciais que o eSocial traz para a sua empresa, há inúmeros outros. Confira a seguir os benefícios que mais se destacam com o eSocial e a implementação das novas medidas de saúde e segurança no trabalho.

Benefícios do eSocial: integração da SST e demais áreas da empresa

A empresa tende a prosperar e obter sucesso quando uma tarefa, seja simples ou não, é executada a partir do envolvimento de diferentes equipes, especialmente de diferentes departamentos.

Essa é uma premissa importante quando falamos sobre saúde e segurança no ambiente de trabalho, de modo a garantir que ambos se estabeleçam de maneira saudável e segura. É justamente isso que o eSocial traz a partir da integralização dos dados.

Todas as informações da empresa estarão integradas às suas diferentes áreas. O eSocial traz a unificação das informações da empresa, desde o SST às diferentes áreas da corporação, com destaque especial para a área de Contabilidade e Recursos Humanos. A unificação das informações traz redução da burocracia igualmente.

Cultura de comunicação promovida

Esse é outro benefício que o eSocial traz para a sua empresa. A comunicação estabelecida entre diferentes departamentos é fundamental para o sucesso de qualquer corporação.

A comunicação entre o seu departamento de Recursos Humanos e Contabilidade ocorrerá de maneira integrada, a partir do eSocial, facilitando diversos processos na empresa, permitindo a execução de um trabalho de modo profissional.

A inclusão do profissional de produção na comunicação também é importante, assim como do gestor da empresa.

No caso do profissional da produção é ele o responsável pela manutenção da segurança e saúde no dia a dia da corporação. O gestor por sua vez, ao participar do processo de implementação do eSocial, em caso de acidentes de trabalho, e com os devidos procedimentos estabelecidos, garantirá a comunicação ao eSocial com rapidez.

Para que a comunicação realmente funcione na empresa será necessário alimentar essa cultura e favorecer o processo de integração das informações.

Redução do retrabalho

Um dos mais conhecidos benefícios do eSocial consiste na redução do retrabalho no tocante a informações referentes a vínculos anteriores, FGTS, folha de pagamento assim como aviso prévio e comunicação de acidentes, dentre outros.

Com o eSocial todas essas informações são centralizadas em um único local o que reduz significativamente o retrabalho. Mas também gera redução na burocracia empresarial.

Dados pertinentes a demissão, admissão, férias, e mudanças de cargo devem ser preenchidos em tempo real no sistema. A exemplo, as comunicações de acidente de trabalho, as CAT ‘s, devem ser iniciadas antes mesmo que o trabalhador receba o atendimento médico. Quanto a sua finalização pode ser finalizada até o dia útil subsequente ao dia do acidente.

Ao adotar esse processo, não se torna necessário realizar o comunicado através do site da Previdência Social.

Simplificação e união de informações legais

Até aqui já foi possível perceber que o eSocial traz uma série de benefícios para a empresa. Mas não para por aí.

Algumas entidades do Governo Federal terão acesso às informações trabalhistas cadastradas no sistema. O objetivo é centralizar as informações de milhões de brasileiros em todo o país, no ambiente nacional do eSocial.

Dentre as entidades que terão acesso a essas informações há a Caixa Econômica Federal, o Instituto Nacional do Seguro Social, o INSS, além da Receita Federal.

Dessa forma evita-se o preenchimento de mais e mais formulários sendo que em muitos casos as informações já estão disponíveis em rede e acaba se repetindo.

Além disso, vale mencionar que o eSocial traz redução significativa nos custos de operação, garantindo rentabilidade para a empresa e mais produtividade.

Os benefícios destinados aos trabalhadores

Além dos benefícios diretamente relacionados à empresa e ao empregador, há benefícios do eSocial que se destinam ao trabalhador.

Infelizmente um acidente de trabalho acaba sendo uma ocorrência comum que pode acontecer a qualquer trabalhador. A partir do eSocial os trabalhadores poderão mais facilmente recorrer a possíveis auxílios que se enquadrem em seus respectivos casos.

Da mesma forma, a unificação das informações trabalhistas em um único local permite que a consulta seja mais facilmente feita pelas instituições governamentais que precisam desses dados para a concessão de benefícios previdenciários.

Com a adoção das tecnologias disponíveis para a área de medicina do trabalho e segurança, é possível manter o preenchimento dos dados do eSocial em dia evitando divergências nos dados enviados ao Governo Federal.

Conheça a Sanare!

Somos uma empresa que presta serviços de assessoria em Segurança e Saúde no Trabalho às empresas e também temos o Dr. Sanare, uma clínica de especialidades médicas e exames complementares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *