Segurança e saúde ocupacional: 5 motivos para você investir

SanareNoticiasComentar

Apesar do que muitas pessoas acreditam, investir em segurança e saúde ocupacional pode trazer grandes benefícios para a empresa. Confira!

Investir na segurança e saúde ocupacional dos funcionários de uma empresa pode ser visto como um gasto desnecessário de dinheiro, como muitas pessoas acreditam. No entanto, é uma prática que pode trazer resultados incríveis para o negócio ao longo do tempo.

Para te convencer, preparamos uma lista com 5 motivos que tornam o investimento tão necessário para ser implantado em qualquer tipo de empreendimento. Continue lendo para entender.

1. Redução dos custos da empresa

Contrariando o pensamento de que segurança e saúde ocupacional podem exigir mais dinheiro do negócio, esse é um dos principais motivos que chamam a atenção para uma mudança urgente.

É fácil perceber isso pelo seguinte motivo: se a saúde dos funcionários for negligenciada, eles podem acabar se envolvendo em mais acidentes e passarem mais tempo afastados do trabalho.

Quando existe uma atenção mais específica, isso pode ser evitado, assim como possíveis indenizações e demais medidas legais. É interessante investir nesse tipo de prevenção antes que a empresa acabe entrando em um ciclo de gastos.

2. Visão positiva da empresa pelos clientes

Hoje em dia, na era das redes sociais, é normal que as pessoas pesquisem bastante sobre determinado lugar antes de adquirirem algum produto ou serviço. Como existe uma alta competitividade, elas buscam por um diferencial que chame a atenção.

Negócios que investem em segurança e saúde ocupacional criam a imagem de um ambiente confortável e preocupado com o bem estar dos funcionários. Para clientes que têm esse tipo de posicionamento, encontrar um local bem intencionado faz toda a diferença.

No entanto, não é só a visão externa que é beneficiada com mudanças como essa. Os próprios funcionários também sentem o impacto.

3. Melhora no bem estar interno

Quando os trabalhadores de uma empresa se sentem cuidados, ouvidos e realmente vistos, o ânimo para fazer suas atividades melhora consideravelmente. Isso faz com que eles se vejam como parte daquele negócio, o que desperta o desejo de dar o seu melhor.

Assim, o investimento em segurança e saúde ocupacional pode trazer essa motivação à tona. Ajuda a fazer com que as pessoas sintam que são importantes para o funcionamento da empresa, ao invés de serem vistas como simples empregados.

Ao contrário do que é comum pensar, não é só dinheiro que serve como estímulo para motivar uma equipe. O ambiente saudável, a conversa e a consideração pelo bem estar de cada um também é de grande importância.

Além disso, um outro ponto positivo nesse sentido é o convite que faz a muitas pessoas para que elas se sintam atraídas e queiram trabalhar em uma empresa responsável. A moral do negócio aumenta consideravelmente.

4. Queda nos números de acidentes de trabalho

Os acidentes de trabalho, assim como as doenças ocupacionais, são frequentes no Brasil, como apontam dados da Organização Internacional do Trabalho. Só de acidentes, entre 2012 e 2020, já foram mais de cinco milhões de casos notificados.

Por isso, é importante pensar em estratégias de prevenção, e o investimento na segurança e saúde ocupacional pode ajudar exatamente com isso.

Como dissemos anteriormente, se os funcionários sentem que estão em um ambiente seguro e saudável, elas tendem a fazer suas funções com maior disponibilidade, sem receios.

Além disso, tem também o ponto da queda dos gastos da empresa. Quando acidentes de trabalho e doenças ocupacionais aparecem com menos frequência, o custo de licença e afastamento também diminui, sendo um benefício em dobro para o empregador.

5. Afastamento de processos trabalhistas

O Direito do Trabalho é um ramo muito popular e luta pelo bem estar dos trabalhadores que muitas vezes acabam entrando em situações ruins por descuido da empresa.

Quando alguém se envolve em um acidente no trabalho, por exemplo, e o motivo constatado é a falta do fornecimento de EPI (Equipamento de Proteção Individual), é possível acabar recebendo um processo.

Por isso, investir em segurança e saúde ocupacional é tão importante. Cuidar do bem estar dos funcionários no presente pode evitar desgaste, tanto financeiro quanto emocional, futuramente.

Além disso, estar legalmente despreocupado valoriza bastante a empresa, tornando-a uma referência entre outros empreendedores, funcionários e o público externo no geral, incluindo clientes.

Assim, juntando todos esses benefícios, fica claro entender a importância do investimento na segurança e saúde ocupacional.

Conheça a Sanare! 

Somos uma empresa que presta serviços de Assessoria em Segurança e Saúde no Trabalho às empresas e também temos o Dr Sanare, uma Clínica de Especialidades Médicas e Exames Complementares. Aproveite para acessar o site e conhecer nossos serviços!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *