sanare_blog01-fev22_apt

Saiba o que é a Avaliação de Posto de Trabalho (APT)

SanareNoticiasComentar

A Avaliação de Posto de Trabalho traz para a empresa inúmeros benefícios como redução da rotatividade e aumento da produção

A segurança e a saúde ocupacional estão sempre buscando novas maneiras de tornar o ambiente de trabalho um lugar mais seguro e que traga para os colaboradores bem-estar. Além disso, como não poderia ser diferente, independente do segmento da empresa há questões relacionadas à prevenção de doenças laborativas e também acidentes de trabalho. Nesse sentido a APT tem grande destaque.

A APT, abreviação de Avaliação do Posto de Trabalho, é extremamente importante mas infelizmente muitas vezes negligenciada por parte das empresas.

O que é a Avaliação de Posto de Trabalho, a APT?

Como o nome sugere, a APT, ou Avaliação de Posto de Trabalho, consiste em uma profunda avaliação de cada um dos postos de trabalho dentro da empresa.

Ao contrário do que pode parecer em um primeiro momento, essa avaliação não leva em conta apenas cargos de nível operacional, mas também avalia cargos administrativos como gestores e gerentes, assim como diretores e coordenadores.

Técnicos de diferentes áreas bem como líderes de setores e também especialistas entram na lista. Em suma todos os colaboradores da empresa passam pela APT.

A Avaliação de Posto de Trabalho também pode ser mencionada como Análise de Posto de Trabalho e consiste em uma das tarefas de caráter administrativo que a empresa deve realizar com o intuito de preservar a saúde e qualidade de vida de seus colaboradores. Deve ter igualmente como intuito a sua respectiva promoção também.

A partir de uma análise precisa sobre o posto de trabalho é possível oferecer melhores condições de trabalho para os colaboradores que já fazem parte do time da empresa e igualmente para eventuais novas contratações que a empresa pode vir a realizar.

Mesmo sendo muito negligenciada pela grande maioria das empresas, quando aplicada adequadamente, a Análise de Postos de Trabalho pode contribuir significativamente para melhor saúde ocupacional do trabalhador bem como seu bem-estar no ambiente de trabalho.

Questões avaliadas

A avaliação do APT é feita a partir de pontos de análise. Ou seja, a partir de entrevista com os colaboradores da empresa no qual são avaliados os chamados pontos de análise que a APT leva em conta. Mas calma que você entenderá melhor como funciona isso na prática.

Por exemplo, dentre os pontos avaliados na APT está a ergonomia do trabalho. Em outras palavras, se a posição que o trabalhador passa durante toda a sua jornada de trabalho é adequada, saudável e não prejudicial a sua saúde e bem-estar no longo prazo.

Além da ergonomia do trabalho, também são considerados outros fatores como iluminação do local, ruídos, temperatura do ambiente de trabalho, como frio ou calor, assim como diversos riscos pertinentes, mas essa é uma etapa que vem em seguida, realizada especialmente em outro processo.

Para a Avaliação de Posto de Trabalho, a APT, todas as possíveis deficiências do ambiente de trabalho são observadas tendo como intuito corrigi-las para melhorar as condições oferecidas para os trabalhadores.

Na avaliação também são consideradas as questões que podem levar a Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho, conhecidos pela abreviação DORT.

Nesse sentido a APT exerce grande importância uma vez que justamente a falta de regras de ergonomia aplicadas a determinadas funções ou efetivamente postos de trabalho, podem levar o colaborador que a exerce a desenvolver sérios problemas de saúde, tanto de ordem óssea quanto muscular, o que pode até mesmo afastá-lo por tempo indeterminado do trabalho.

Qual a importância em se realizar a APT?

Até aqui você deve ter percebido um pouco sobre a importância da realização da APT, mas vamos detalhar um pouco mais porque essa avaliação deve ser feita.

Por mais atentos que os gestores sejam com os colaboradores e com suas atividades laborativas, nem sempre eventuais problemas quanto ao posto de trabalho são percebidos e caso o trabalhador não venha a apresentar uma reclamação formal sobre o que o incomoda, dificilmente mudanças irão ocorrer.

Quando um profissional se sente incomodado com algo em relação a sua função, deve relatar isso aos seus gestores que devem a partir desse relato, dar início a Avaliação de Posto de Trabalho para determinar quais são os desafios que o profissional está de fato encarando diariamente e o que precisa ser reajustado.

O time responsável pelas ações de segurança do trabalho deve orientar e auxiliar no processo de implementação de medidas que visem mudar os postos de trabalho e as funções laborativas de cada trabalhador com base na ergonomia mais adequada com vistas a preservar a sua saúde e qualidade de vida.

Quais os benefícios da Avaliação do Posto de Trabalho para a empresa?

Um dos principais benefícios atrelados a essa avaliação está, sem sombra de dúvidas, a promoção de mais saúde e qualidade de vida para todos os colaboradores que trabalham na empresa. Mas há inúmeros outros benefícios que são proporcionados a partir da avaliação.

Dentre eles é possível citar por exemplo a redução das ausências no trabalho e em consequência os custos relacionados a ela, melhor reputação da empresa tanto do ponto de vista interno quanto externo, aumento significativo da produção em termos gerais, maior satisfação de todos os profissionais que se sentem valorizados em seu ambiente de trabalho assim como redução da rotatividade de funcionário.

Outro importante benefício que a APT promove diz respeito à retenção de talentos, algo extremamente positivo para a empresa. Além disso, a empresa conseguirá adotar boas práticas que são adotadas pelas melhores empresas do Brasil.

Conheça a Sanare!

Somos uma empresa que presta serviços de Assessoria em Segurança e Saúde no Trabalho às empresas e também temos o Dr. Sanare, uma Clínica de Especialidades Médicas e Exames Complementares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.