Acidentes de trabalho: como prever e reduzir os riscos na empresa

SanareNoticiasComentar

Reduzir acidentes de trabalho pode ser uma tarefa mais simples do que você imagina. Investir em treinamentos, por exemplo, é uma das formas.

É comum pensar que o foco para melhorar o ambiente de trabalho é focar apenas no aumento do salário dos funcionários. No entanto, oferecer condições dignas de segurança, por exemplo, também é um ponto essencial, como a prevenção de acidentes de trabalho.

A atividade, que pode ser implementada de forma simples, acaba gerando muita dúvida: afinal, que tipo de ação pode manter os funcionários em segurança e amenizar os riscos no ambiente? Para entender melhor sobre como prever e reduzir acidentes de trabalho, basta continuar lendo!

Qual a importância?

Os acidentes no trabalho são mais comuns do que imaginamos. Só entre os mais graves registrados, apenas em 2020 foram mais de 130 mil, de acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).

Muitos desses casos levam à morte e, consequentemente, diversos problemas tanto para a família do funcionário quanto para a empresa em si.

A tendência é que esse número aumente ainda mais, ano após ano, caso não sejam adotadas medidas de prevenção de acidentes no trabalho. Em 2020, como mostra o Sinan, houve um aumento de 40% nas notificações de casos graves em comparação ao mesmo período em 2019.

Por isso, adotar práticas focando na redução de riscos e problemas é essencial para quem busca criar um ambiente seguro e saudável para todos.

Impacto na empresa

Quando as medidas de prevenção são adotadas, é possível que a empresa perceba uma mudança positiva, principalmente quando falamos sobre lucratividade.

Acidentes no trabalho costumam resultar em grandes questões, como licença para o funcionário afetado, por exemplo. Ao investir em métodos e estratégias preventivas, o risco consequentemente diminui e o custo para mantê-los afastados seria eliminado.

Além disso, um outro ponto importante para pensar é no âmbito legal. O direito trabalhista pode ver o acidente como um indicativo de que a empresa não está funcionando da maneira certa, o que exigiria um processo e, dessa forma, mais gasto, tanto financeiro quanto mental, para passar por esse momento.

Ou seja, prevenir acidentes de trabalho, mesmo sendo tão simples, pode ter um grande impacto na sua empresa. Uma forma de fazer isso é com os treinamentos de segurança do trabalho. Que tal conhecer melhor como eles funcionam?

O que são os treinamentos de segurança do trabalho?

Como o próprio nome já diz, são atividades que são feitas para ensinar, unindo teoria e prática, sobre algum assunto no âmbito da segurança no ambiente de trabalho.

Eles são realizados por profissionais da área e com temas diversos, além de dinâmicas que ajudam a fixar o conteúdo ensinado.

Os treinamentos têm grande relevância por ajudarem a treinar os funcionários e poderem evitar grandes estragos, incluindo acidentes e até mesmo mortes.

Quais são os treinamentos disponíveis?

Como dissemos anteriormente, os treinamentos são diversos e costumam ser escolhidos de acordo com as maiores necessidades da empresa em questão.

Eles são desenvolvidos de acordo com as NR, ou seja, as Normas Regulamentadoras, voltadas para o eixo de Segurança e Medicina do Trabalho. Existe uma longa lista de NRs disponíveis, como por exemplo:

  • NR 4 – serviços especializados em engenharia de segurança e em medicina do trabalho;
  • NR 6 – Equipamento de Proteção Individual (EPI);
  • NR 23 – proteção contra incêndios;
  • NR 35 – trabalho em altura.

Assim, a empresa que queira ministrar ou contratar treinamentos específicos deve ter como base as Normas Regulamentadoras para que todo o processo, descrito em detalhes, possa realmente ajudar os funcionários.

Vantagens dos treinamentos de segurança do trabalho

Além da importância de evitar acidentes no trabalho, como já citamos, investir em treinamentos também ajuda a melhorar o clima entre os funcionários. Afinal, se sentir ameaçado por algum risco é prejudicial e deixa todos nervosos, afetando o ritmo de produção.

Com o treinamento, eles têm um direcionamento para saber como se comportarem caso observem certa situação. Assim, fica mais fácil manter um clima saudável entre todos os colaboradores.

Um outro ponto importante é que os treinamentos ajudam a melhorar a qualidade do trabalho. Um novo aprendizado é sempre bem vindo e pode gerar grandes contribuições para todos, indo além do esperado.

O melhor de tudo é que isso une, ao mesmo tempo, aprendizado e segurança, garantindo um status cada vez melhor para a empresa.

Investir em treinamento de segurança do trabalho é algo viável e positivo para todos, desde os membros da diretoria até os funcionários do dia a dia.

Conheça a Sanare! 

Somos uma empresa que presta serviços de Assessoria em Segurança e Saúde no Trabalho às empresas e também temos o Dr Sanare, uma Clínica de Especialidades Médicas e Exames Complementares. Aproveite para acessar o site e conhecer nossos serviços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *